19.7.07

uma pesquisa ecológica...

quando o monitor está todo branco (uma página de Word, por exemplo), o computador consome cerca de 74 watts. quando está preto, utiliza, em média, 59 watts.
partindo deste princípio, há alguns meses atrás, Mark Ontkush escreveu um artigo sobre a economia que poderia ser feita se a página do Google possuísse um fundo preto em vez de branco. levando em conta a altíssima popularidade do site, seriam economizados, segundo os cálculos de Mark, cerca de 750 megawatts/ano.
Em resposta ao post, o Google criou uma versão escura do seu search engine chamada blackle, que funciona exactamente como a versão original mas consome menos energia.
assim, proponho que passemos a pesquisar em http://www.blackle.com/
(...e parabéns aos "bloggers pretos"...!)

3 comments:

Anonymous said...

Sintonia!

Esse ia ser o meu proximo post no meu blog :D

Li essa noticia na semana passada.
Só falta um pequeno pormenor adicional:
segundo o mesmo estudo, essa diferença de consumo acontecia em monitores CRT (vulgo monitores antigos que pareciam caixotes). Parece que nos ecrãs de TFT (os novos planos) o consumo é praticamente igual.

De qualquer forma o estudo é mto interesante (para mim)!

Anonymous said...

É simpático a PB...
Mas quando farão um todo Azulinho? Tão tão azul que o céu pouco azulado do dia que hoje nasceu assim (ver pp) ficaria com ciúmes de ser tão pouco azul ao pé de azulão grande no ecrâ TFT..PTT CTT enormemente azul...
(efeitos dessintonizados de tantos post dos GF)

Guida said...

...tão azul como as novas cadeiras azuis do auditório da sala de imprensa da casa "amarela"!!!!